On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Futurologia ou Estudos de Futuros (em inglês: Future Studies) é um termo guarda-chuva usado para designar campos interdisciplinares de estudos que buscam analisar tendências com o objetivo de antecipar eventos ou contextos prováveis, possíveis ou preferíveis.
Os objetivos dos Estudos de Futuros são variados, podendo ter como foco intervenções orientadas em relação à degradação ambiental iminente, às mudanças nas relações sociais ou o simples desenvolvimento das organizações frente as mudanças tecnológicas. Embora não sejam uma ciência, os Estudos de Futuros fazem uso de vários ramos das ciências sociais, exatas e biológicas, a depender do objetivo. Por se tratar de um gênero, a futurologia não possui um método particular, ainda que abarque abordagens sistematizadas, como a Prospectiva (em inglês: Foresight).
Por ser um campo abrangente e nomear diversas abordagens, a futurologia é muitas vezes definida como uma pseudociência, pois não é um conhecimento aberto à falseabilidade. Contudo há abordagens sistematizadas que pretendem falsificar previsões e expor incertezas.
O interesse pela futurologia cresceu significativamente nas últimas décadas em razão do crescimento da variedade de terminologias utilizadas recentemente, como "futurismo", "cenários prospectivos", "previsão estratégica", "cenários futuros" e outros mais, às vezes usados como sinônimos.